Conheça os segredos das escolas mais bem colocadas no Enem 2010
Trabalho contínuo e dedicação garantem boas notas de estudantes no exame
Na última segunda-feira (12), o Ministério da Educação divulgou o desempenho das escolas brasileiras no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Como aconteceu em 2009, o Colégio de São Bento, do Rio de Janeiro, o Instituto São Barreto, do Piauí, e o Vértice Colégio, de São Paulo, apareceram nas primeiras colocações das escolas em que 75% ou mais de seus alunos fizeram a prova do Enem.
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Acostumada com os bons resultados de seus alunos, em seis anos, esta é a quarta vez que o Colégio de São Bento obtém a melhor média no Enem, a supervisora pedagógica da escola, a professora Maria Elisa Penna Firme Pedrosa, acredita que o segredo da boa colocação é o trabalho contínuo e a dedicação dos professores e alunos.
Os alunos da escola do Rio de Janeiro têm uma rotina bastante puxada. “A escola é período integral, os alunos entram às 7h30 e saem às 16h30. Com isso, as disciplinas têm uma carga horária estendida”, diz a supervisora. Durante o dia, os alunos também têm aulas extras de cultura clássica, história da arte e apreciação musical, além dos cursos de línguas, todos obrigatórios: inglês, espanhol e francês.
A única preparação dos alunos focada ao Enem e os vestibulares, garante a professora, são quatro simulados feitos no 3º ano do Ensino Médio. “Fazemos isso, mais para que o estudante se acostume com o tipo de prova e saiba administrar o tempo. Na questão de conteúdo, não preparamos nossos estudantes para o Enem, nem para o vestibular, os bons resultados são consequência do nosso trabalho”, explica Maria Elisa.
Consequência do trabalho. Este também é o “segredo” de Maria Estela Rangel da Silva, diretora do Instituto Dom Barreto, de Teresina (PI), para explicar o bom desempenho da escola, obteve a segunda maior média do Enem 2010. “Acredito que isso acontece por causa da metodologia de ensino que usamos. Trabalhamos bastante a questão da leitura e da escrita. Ensinamos o estudante a pensar, a resolver os problemas, a pensar em soluções. Pensamos no desenvolvimento do aluno”, diz a diretora.
O desempenho dos alunos da escola de Teresina pode ser avaliado não apenas no Enem. Os alunos também são aprovados em universidades como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre outras . “Tivemos um aluno que foi aprovado em primeiro lugar na Fundação Getúlio Vargas (FGV)”, comemora Maria Estela.
Confira a lista das 10 melhores escolas brasileiras no Enem 2010, que tiveram uma participação acima de 75%
Escola | Cidade | Rede | Nota |
Colégio de São Bento | Rio de Janeiro | Privada | 761,7 |
Instituto Dom Barreto | Teresina | Privada | 754,13 |
Vértice Colégio | São Paulo | Privada | 743,75 |
Colégio Bernoulli | Belo Horizonte | Privada | 741,97 |
Colégio Santo Antônio | Belo Horizonte | Privada | 740,06 |
Colégio Curzeiro-Centro | Rio de Janeiro | Privada | 732,12 |
Educandário Santa Maria Goretti | Teresina | Privada | 727,6 |
Colégio de Aplicação da UFV-Coluni | Viçosa | Pública | 726,42 |
Colégio Santo Agostinho | Rio de Janeiro | Privada | 726,26 |
Colegium – Ensino Fundamental e Médio | Belo Horizonte | Privada | 725,95 |
Escolas não devem ser avaliadas apenas pelo desempenho na nota do Enem
Muitas escolas que vão bem no Enem, vendem a ideia de que são boas. Mas, de acordo com o consultor de educação e diretor da Educon Consultoria em Educação, Evaldo Colombini Miranda, a nota no Enem deve ser um dos aspectos levados em conta na hora de escolher a melhor escola.
“O ranking em si é questionável, pois observa apenas um dos aspectos do ensino. Para poder definir melhor uma boa escola, é preciso avaliar além de bons resultados, a boa formação dos estudantes, de um projeto pedagógico consistente, com um corpo docente de qualidade, uma filosofia que seja considerada boa pelo pai e um bom ambiente escolar”, diz o consultor.
Evaldo Miranda também avalia que a melhora dos estudantes na média do Enem não pode, ainda, ser creditada a uma melhora na qualidade da educação. “Em um curto espaço de tempo é difícil dizer que a educação brasileira está melhor. O mais razoável é pensar que as escolas estão dando mais atenção para o Enem, assim como os alunos, que encaram a prova com mais seriedade, por ela ser usada como o vestibular de muitas universidades”, explica.
Mesmo com críticas ao ranking, Miranda considera importante que existam avaliações da educação. “O Enem é útil para forçar a escola a mostrar uma melhoria do desempenho, pois o ranking mostra isso. Para conseguir melhorar no ano seguinte, a escola é obrigada a melhorar a sua estrutura do ensino. O exame é uma das artimanhas que garantem a manutenção da qualidade e melhoria da educação”.
Os resultados de cada escola estão disponíveis para consulta no site do Inep.
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