Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Inep não divulgará espelho da redação junto às notas do Enem 2015

Processo judicial que garantia o acesso às notas e ao espelho no mesmo dia ainda não foi finalizado

Por Mariana Tokarnia | Agência Brasil
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h31 - Publicado em 6 jan 2016, 11h21

O espelho da correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 não será liberado junto às notas, que serão divulgadas nesta sexta-feira (8). Em dezembro, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu pela obrigatoriedade da divulgação conjunta, mas o processo ainda não foi concluído e cabe recurso.

Inep não divulgará espelho da redação junto às notas do Enem 2015

O tribunal recebeu recurso do Ministério Público Federal (MPF) e julgou que o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve disponibilizar o acesso ao espelho de redação do Enem junto com a divulgação da nota individual de cada candidato. O Inep tem até 15 de fevereiro deste ano para se manifestar, prazo que já extrapola a data da divulgação da nota das provas e, portanto, não obriga a entrega do espelho da redação ao estudante. O Inep diz que já recorreu da decisão.

Pelas regras atuais, o Inep divulga no começo do ano as notas obtidas pelos participantes no Enem. Meses depois, divulga – apenas para fins pedagógicos – o espelho da redação, que detalha a correção dos textos. Todos os anos, há estudantes que discordam da correção. Atualmente, eles ainda não podem recorrer ao Inep pedindo uma revisão das notas.

A ação civil pública em favor dos estudantes foi ajuizada pelo MPF em 2014, pedindo que o instituto modificasse o edital do exame daquele ano sob o argumento de que a publicidade tardia prejudicaria o estudante. Como a nota do Enem pode ser utilizada para participação em diversos programas educacionais, o objetivo do pedido é garantir aos candidatos tempo hábil de solicitar a correção de eventual equívoco ou irregularidade.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Em 2015, 5,7 milhões de estudantes fizeram o Enem, quando o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Além da seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a nota do Enem, o estudante de baixa renda pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior.

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade

Inep não divulgará espelho da redação junto às notas do Enem 2015
Enem
Inep não divulgará espelho da redação junto às notas do Enem 2015
Processo judicial que garantia o acesso às notas e ao espelho no mesmo dia ainda não foi finalizado

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.