Fuvest tem 7,79% de abstenção na primeira fase
Mais de 10.300 estudantes deixaram de fazer o vestibular nesse domingo (28/11)
No último domingo (28/11), foi realizada a primeira fase do vestibular 2011 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Neste ano, 132.993 estudantes se inscreveram para concorrer a 7.552 vagas em mais de 100 cursos da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Medicina da Santa Casa. Entretanto, 122.628 candidatos realizaram a prova, totalizando 10.365 faltas, ou 7,79%.
– Veja a resolução comentada da prova da Fuvest
As faltas no vestibular deste ano foram maior que no ano passado. Na Fuvest 2010, dos 128.058 inscritos, fizeram a prova 120.439 candidatos. O número de ausentes foi de 7.619 pessoas, ou 5,95%.
Segundo o assessor de imprensa da Fuvest, professor Coelho, a instituição ainda não conseguiu avaliar o motivo da alta abstenção dos candidatos. "Notamos que em todos os vestibulares realizados neste ano houve um aumento no número de faltas. Ainda não conseguimos entender a razão do aumento de ausências na Fuvest 2011, mas só vamos investigar o fato quando acabar o processo seletivo", diz o assessor.
– Confira o gabarito da primeira fase da Fuvest
Local errado
Um dos motivos que leva a ausência dos estudantes na prova, é o atraso na hora de chegar para o vestibular.
Esse foi o caso do estudante Tiago Marques, de 17 anos, que queria fazer Fuvest para cursar Economia na USP. Tiago chegou cedo para fazer a prova, mas acabou perdendo a hora almoçando em uma padaria. Ele chegou cerca de 20 minutos atrasado no local de prova.
– Veja a galeria de fotos da primeira fase da Fuvest
Já o caso da estudante Jéssica Ximenes, de 19 anos, parece ser mais grave. Segunda a garota, em seu cartão de confirmação da prova constava que ela faria a prova no prédio da Escola Politécnica, dentro da Cidade Universitária, na Universidade de São Paulo (USP). Entretanto, seu nome não contava em nenhuma lista.
De acordo com o prof. Coelho, os funcionários da Fuvest checaram o nome da estudante no portal da instituição. "Pelo que fui informado, localizaram o nome da estudante que faria o vestibular na Universidade de São Paulo (Unip), campus Cidade Universitária, que fica atrás da USP", explica.
Para que haja algum tipo de reparo, o prof. Coelho recomenda que Jéssica entre em contato com a Fuvest. "Aconselho que essa estudante faça um requerimento na instituição, explicando o que houve. Garanto que a coordenação da Fuvest vai responder todas as dúvidas e se retratará, se for o caso", diz o assessor.
LEIA TAMBÉM– Notícias de vestibular e Enem