MEC cancela provas do Enem de 639 alunos de escola no Ceará
Entidade irá oferecer nova data de prova para estudantes
O Ministério da Educação (MEC) decidiu cancelar a prova do Enem 2011 dos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE). O ministério reconheceu que o simulado feito pela escola duas semanas antes do Enem 2011 tinha questões idênticas às do exame, aplicado no último fim de semana (dias 22 e 23). 5,4 milhões de alunos estavam inscritos na prova em todo o país.
Segundo o MEC, todo o procedimento de aplicação do Enem 2011 foi revisado e não foi encontrada nenhuma ocorrência de vazamento na sua aplicação. Logo, a Polícia Federal foi acionada para investigar de que maneira os estudantes de Fortaleza tiveram acesso às questões.
– Procurador pede anulação do exame
Segundo nota do Colégio Christus, as questões que mais tarde se mostraram idênticas às da prova do Enem 2011 saíram da prova pré-teste aplicada no colégio. Esse pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar se a questão é válida e qual é o grau de dificuldade.
Os estudantes que participam do pré-teste são escolhidos aleatoriamente e, após responder ao caderno de questões, devolvem o material, que é incinerado. O Colégio Christus foi uma das instituições sorteadas para fazer o pré-teste em outubro do ano passado.
O colégio cearense defende que, com o pré-teste, "existe a possibilidade de que essas questões caiam no domínio público antes da realização oficial do exame, as quais eventualmente podem compor o banco de dados de professores e de outros profissionais da área de educação".
No entender do Inep, esse fato configura uma quebra de isonomia, independente da questão criminal, que seguirá sendo apurada pela Polícia Federal. Assim, a prova do Enem para os estudantes daquele colégio deve ser cancelada.
O Inep irá contatar os estudantes do colégio que tiveram a prova cancelada e oferecer a possibilidade de eles refazerem o exame, em 28 e 29 de novembro de 2011.