ONG faz mapa interativo para indicar universidades com sistema de cotas
186 instituições federais e estaduais foram listadas
A ONG Educafro, que tem cursinhos populares para promover a inclusão da população negra e pobre em universidades, lançou nesta terça-feira (1) uma versão atualizada do aplicativo “Mapa Interativo das Cotas”, que permite buscar instituições com vaga por meio do sistema de cotas direcionadas a alunos da rede pública, negros, indígenas ou deficientes.
Algumas oferecem bônus na nota final para candidatos que estudaram em escola pública ou são negros, enquanto outras combinam cota racial e social na forma de reserva de vagas.
– Para ver o mapa, clique aqui (link externo).
Para consultar as instituições, basta clicar no Estado desejado. Vai aparecer uma tabela com o nome das universidades, o sistema de cotas usado e o modelo de ação (se ela se baseia em bônus na nota final ou em reserva de vagas especificamente para um determinado grupo).
A Educafro listou, ao todo, mais de 180 universidades estaduais e federais, faculdades e institutos de ensino tecnológico.
– STF decide por unanimidade que sistema de cotas em universidades públicas é constitucional
São Paulo é o Estado com o maior número de instituições participantes: são 56 ao todo, sendo 48 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), do governo estadual.
O Frei David Raimundo dos Santos, diretor executivo da Educafro, comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela constitucionalidade dos sistemas de cotas na semana passada e disse que a organização vai procurar fundamentação jurídica para pressionar as universidades.
LEIA MAIS:– Notícias de vestibular e Enem