ONU defende a TRI, método usado na avaliação do Enem
Para Nações Unidas, Teoria de Resposta ao Item garante que possível novo exame seja do mesmo nível de dificuldade das provas de 6 e 7 de novembro
Por meio de nota, o escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil informou que a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método usado na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) garante que o nível de dificuldade de uma possível nova prova será igual ao da original, aplicada no último fim de semana.
Devido a problemas como erro de impressão e gabaritos trocados, o Enem foi suspenso na segunda-feira pela Justiça Federal do Ceará. A Advocacia-Geral da União entrou com recurso ontem contra a suspensão. Infográfico: entenda os problemas e erros do Enem 2010 O que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI)? Entenda o método de avaliação usado no Enem
Segundo o escritório da ONU, a TRI é uma metodologia com respaldo em importantes avaliações internacionais. Graças a ela, é possível realizar diversas provas de um mesmo exame, em épocas diferentes do ano, para públicos distintos, mas mantendo o mesmo grau de dificuldade, explica.
"Vale ressaltar ainda que a TRI prioriza o uso de habilidades reflexivas e analíticas em detrimento da memorização de conteúdos, o que representa um avanço importante em relação a outros modelos de avaliação", diz a nota.
Com informações da Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
Notícias de vestibular e Enem