Professores dizem que primeira fase da Fuvest 2012 teve nível médio de dificuldade
Questões de física e literatura foram consideradas as mais difíceis da prova, segundo professores do cursinho Anglo
A primeira fase do processo seletivo 2012 da Fuvest, realizado neste domingo (27) foi considerada de nível médio pelos professores do cursinho Anglo, de São Paulo. A prova foi composta por 90 questões de múltipla escolha de matemática, química, português, história, física geografia, inglês, biologia e algumas questões interdisciplinares.
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De acordo com o professor Luis Ricardo Arruda de Andrade, coordenador geral do cursinho Anglo, a prova da Fuvest foi muito bem elaborado e de nível médio, o que já era esperado. “A primeira fase da Fuvest avalia candidatos de diversos cursos, de Jornalismo a Engenharia, por isso ela não pode ter questões de nível médio, para que todos possam resolver. O aluno que faz essa prova tem que ser um bom estudante, mas não precisa ser excepcional em tudo”, diz o coordenador.
Apesar da prova, de uma forma geral, ter sido considerada mediana, as questões de física e literatura foram consideradas difíceis pelos professores. As mesmas dificuldades foram apontadas por alguns candidatos que realizaram a prova neste domingo.
A crítica deste ano ficou para as questões de história, que deram maior peso para a história do Brasil. “Houve desequilíbrio em relação às questões de história, tiveram apenas duas perguntas relativas à história geral, o resto foi sobre o Brasil. Isso não prejudica o aluno, mas sem dúvida é um descuido da Fuvest”, comenta o professor Arruda.
Outra reclamação ficou para a prova de matemática. A questão 62 da prova V foi considerada insolúvel pelo professor Glenn van Amson, que dá aulas da matéria no cursinho Anglo. “Todos que fizeram a prova concordam que os dados fornecidos da pergunta não ajudam na resolução da questão, ou seja, não há alternativa correta. A Fuvest provavelmente irá anular esta questão, não tem nem argumentação para esse erro”, afirma.
Para o professor, um erro como esse atrapalha na hora de fazer o vestibular. “Depois de encontrar um problema desses pela frente, o estudante perde a autoconfiança, isso atrapalha bastante”, diz.
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