Unicamp elimina 50 candidatos por portarem celular no vestibular
Edital do processo seletivo 2012 da instituição informava que medida seria tomada caso o candidato fosse flagrado com o aparelho, mesmo que desligado
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou que 50 candidatos foram eliminados do processo seletivo, realizado no domingo (13), por estarem portando celular dentro da prova. O porte do aparelho era proibido, como estava descriminado no edital da prova: "é proibido que os candidatos entrem nas salas de prova portando celulares. O candidato que for pego com celular (ainda que desligado), durante a realização das provas, será eliminado do Vestibular”.
– Confira o gabarito oficial da primeira fase do vestibular 2012 da Unicamp
Em nota, Maurício Kleinke, coordenador do vestibular da Unicamp, disse que a Comvest já havia avaliado o quanto o celular representa um risco por ser um instrumento de variadas formas de comunicação, por isso os estudantes estavam proibidos de levar o aparelho para o vestibular.
Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), um dos locais de realização do vestibular da Unicamp na cidade de São Paulo, a fiscal de prova perguntava aos candidatos se estavam portando o celular. Em respostas afirmativas, a fiscal pedia para que os estudantes não entrassem com o aparelho no prédio, mas muitos desobedeciam à orientação, colocando o celular dentro da mochila.
Além daqueles que foram flagrados com celular, também serão eliminados do vestibular os candidatos que obtiverem nota zero na parte de redação ou na parte de conhecimentos gerais.
LEIA TAMBÉM– Notícias de vestibular e Enem