Unicamp instala mais de 200 câmeras para monitorar segurança no campus
Equipamentos devem entrar em funcionamento entre meio e junho
Enquanto a Universidade de São Paulo (USP) vem registrando cada vez mais casos de assaltos, furtos e sequestros-relâmpagos, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começou a se armar para evitar que esses tipos de ocorrências cresçam dentro do campus. A universidade divulgou que está em fase final a implantação do sistema de monitoramento por câmeras que deverá entrar em operação entre os meses de maio e junho.
De acordo com a instituição, já foram instaladas as 240 câmeras que fazem parte do projeto, a sede de monitoramento também já está concluída e os funcionários que vão operar os equipamentos estão sendo contratados.
Totalizando um investimento de R$ 3 milhões, o sistema é formado por 226 câmeras fixas, instaladas em pontos altos como prédios, postes e caixas d’água, e outras 14 câmeras móveis, que permitem giro horizontal e vertical com zoom, instaladas em locais estratégicos. As câmeras estão conectadas a 22 equipamentos do tipo DVR (Digital Vídeo Record), que armazenarão as imagens gravadas.
Outra medida para a prevenção de assaltos foi um acordo com instituições financeiras para a retirada de caixas eletrônicos que funcionavam em locais de livre acesso. Desde janeiro deste ano, os equipamentos estão disponíveis apenas dentro das agências bancárias que funcionam no campus.
Número de ocorrências policiais diminuiu na Unicamp
Em nota, a Unicamp informou que mesmo antes de entrar em operação esse novo sistema de segurança, as ocorrências no campus de Barão Geral, em Campinas, no interior do estado de São Paulo, caíram desde o segundo semestre de 2010.
De acordo com a instituição, o número de furto de veículos, por exemplo, caiu de 20 no primeiro trimestre de 2010 para apenas três no mesmo período de 2011. Também foram registrados apenas dois casos de roubo, mesmo número registrado em igual período do ano passado.
Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário Paulo Eduardo Rodrigues da Silva, o número de ocorrências na Unicamp é menor que do distrito de Barão Geraldo e do restante da cidade de Campinas.
Atualmente a segurança do campus é feita pelo Serviço de Vigilância Interna, que tem como principal objetivo a preservação patrimonial. Esse serviço conta com 215 profissionais, 11 automóveis e 11 motocicletas e, entre outras atividades, realiza diariamente um levantamento dos veículos que permanecem estacionados na Universidade além do horário das atividades de ensino e pesquisa.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem