Fuvest divulga melhores redações do vestibular 2010
Organizadora do vestibular da USP divulgou seleção de 53 dissertações exemplares feitas por candidatos
da redação
A Fuvest, responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), divulgou nesta terça-feira (11) as melhores redações de 2010. Foram selecionados 53 textos considerados "ótimos" pelos professores que formam a banca examinadora do concurso.
– Gostou das melhores redações? Comente!
Os candidatos tiveram que escrever uma dissertação sobre "Um mundo por imagens" – assunto considerado "difícil" por professores de cursinho ouvidos pelo GUIA. Havia uma figura e dois textos de apoio para ajudar os estudantes.
"Não escolhemos nada que requeira conhecimento prévio e profundo. Pedimos temas que exijam que ele saiba refletir, julgar, analisar sob diversos ângulos, e nunca tópicos referentes às notícias recentes de jornal", explicou Maria Thereza Fraga Rocco, coordenadora de português e redação na Fuvest.
– Veja 30 dicas para escrever bem
– Dificuldades com redação? Pode ser dislexia
A redação conta metade dos pontos da prova de português, que é a única disciplina obrigatória para os candidatos de todos os cursos na segunda fase. Para a correção, os textos são escaneados (por isso é importante escrevê-los a caneta ou com lápis preto, forte) e avaliados por dois professores, separadamente. A nota final é a média entre as duas availações. Uma reportagem do GUIA mostra como é feita a correção das provas de redação da Fuvest.
Veja as 53 melhores redações do vestibular da Fuvest 2010 nestes links:
– Questão de sobrevivência – A realidade por imagens – Sem limites – E assim caminha a humanidade – O simbolismo mais apolíneo e menos dionísico – O espetáculo do Estado – O real ideal, formado e transformado – A representação dos fatos – A imagem como seu próprio objeto – A tirania das marcas – Imago – Baile de máscaras – A realidade dos fatos e a verdade dos símbolos – Sob o tecido da imagem – Fatos e simulação pela imagem – Narcisos do século XXI – O "homo sentimentalis" e o mundo das imagens – Persona – Eternos grilhões – Imagem x realidade – A luz no fim do túnel – Imagens: síntese de fatos – Um mundo por imagens: somente umas mil palavras – Imagem: a realidade invertida – Simbolizar o passado, descobrir o presente – Pessoas imaginárias – Da reeducação do olhar diante das imagens – Isso não é um cachimbo – Conflito de vidas – A descontrução do simulacro – "Fato ou opinião?" – A estrela e a poeira – Sociedade de imagens – Verniz social – O mundo como fatos e representações – A imagem como representação e cultura – A realidade e os fatos como metáfora – Imagem é poder – A simbolização alienante – Olhos livres – "A Nova Dimensão Imagética da Poética" – A dialética entre imagens e realidade na formação da instituição social – A face de um ideal – A imagem da mulher na sociedade – Retrato simulado – Escher, Platão e o real imaginário – O grande legado de Platão – "Pixels" não valem mais que verbos. E o contrário. – Barbie, Gandhi e as imagens – Símbolos: imagens reais ou imaginárias? – Fatos: símbolos na memória – A imagem pessoal – Uma imagem vale mais que mil palavras
SAIBA MAIS – Notícias de vestibular – Notícias de Enem