Redação deve fazer a diferença na 2ª fase da Federal do Ceará. Fique por dentro!
Professor aconselha estudantes a revisarem também as matérias que já conhecem
por Fábio Brandt
Adiada em uma semana por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que ocorreu em 5 e 6 de dezembro – a segunda fase da Universidade Federal do Ceará (UFC) acontece em 13 e 14 de dezembro. O bom desempenho na prova de redação, aplicada no primeiro dia, será o diferencial para os candidatos a uma das 5.524 vagas da instituição, afirma Zeca Fonseca, coordenador do cursinho Efivest Pré-Vestibular, sediado em Fortaleza.
"Digamos: quero fazer Odontologia. Todos [os candidatos] devem ir bem nas provas específicas, biologia e química. O que faz a diferença? Uma vírgula esquecida, um acento errado. Isso acaba subindo ou descendo a classificação", argumenta Fonseca.
– Leia mais dicas para vestibulares do nordeste
Além disso, para ir bem na prova de redação da UFC, vestibulandos devem prestar atenção às atualidades. "Os vestibulares daqui usam muito anúncio de jornal, deixou de ser só narração e dissertação", conta o professor. "A prova quer opinião, dissertação-argumentativa", acrescenta.
No segundo dia, ocorrem ainda mais duas provas (com oito questões dissertativas cada) sobre disciplinas relacionadas à carreira pretendida. A dica de Zeca Fonseca para esses exames é que os vestibulandos não deixem de estudar conteúdos em que já se sintam confiantes. "Tem que ter cuidado nas duas provas específicas. Geralmente, as pessoas estudam a matéria em que se saem mal. Mas, como a prova é aberta, a pessoa boa em uma matéria pode acabar vacilando", alerta o coodenador.
– Leia mais notícias sobre vestibular