Definido como a representação da juventude na literatura, o livro é cheio de ressentimento, humor ácido, insegurança e rebeldia. A narrativa é ágil e o leitor começa a acompanhar a história no Natal, quando Holden Caulfield, o personagem principal, é expulso de mais uma escola.
"A Metamorfose" é uma reflexão de 96 páginas sobre o sentido da vida humana no cotidiano: quem nunca se sentiu deslocado e sem propósito? O leitor acompanha o desespero de um filho em busca de compreender sua condição e retornar para casa. Gregor Samsa é o único provedor do lar e agora é um inseto.
Milan Kundera mistura ficção e filosofia utilizando dos personagens Tereza, Tomas, Sabina e Franz para abordar temas como infidelidade, amor, compaixão, acaso e arbítrio. O autor narra os eventos que envolvem esses personagens de forma não linear e cabe ao leitor juntar as peças do quebra-cabeça.
Escrito pelo jornalista, ensaísta e romancista britânico George Orwell, o livro publicado em 1949 trata principalmente do totalitarismo. A história se passa em um continente fictício que reúne a ex-Inglaterra, as ex-Américas, ex-Austrália, ex-Nova Zelândia e parte da África, comandado pelo Grande Irmão.
Nesse clássico francês, um piloto de foguete preso em um planeta conhece o pequeno príncipe que vive para cuidar de uma rosa. O príncipe então passa a viajar por diferentes planetas até aterrissar na Terra.