Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Holodomor: a outra vez em que a fome foi usada como arma de guerra

O conflito na Palestina tem afetado a segurança alimentar da população, mas não é a primeira vez que isso ocorre na História

Por Redação
10 abr 2024, 15h00
Crianças palestinas deslocadas aguardam para recolher alimentos em ponto de doação num campo de refugiados em Deir al-Balah, centro da Faixa de Gaza, em 2 de fevereiro de 2024 (NurPhoto/Getty Images)
Continua após publicidade

A fome generalizada é iminente no norte da Faixa de Gaza e mais de 2 milhões de pessoas na região enfrentam insegurança alimentar aguda. É isso que aponta um recente relatório do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas. Além disso, 1,1 milhão de pessoas em Gaza – cerca de metade da população – não têm mais estoques de comida e se encontram na classificação denominada de “fome catastrófica”.  

As consequências do conflito entre Israel e Palestina em relação à alimentação da população já criou um alerta nas autoridades mundiais e têm gerado críticas. Embora a fome não esteja sendo usada de maneira direta como arma de guerra, as restrições impostas por Israel nos territórios ocupados na região da Faixa de Gaza têm prejudicado a segurança alimentar e o acesso a recursos essenciais para os palestinos.

Com a economia prejudicada pela guerra, a população também enfrenta dificuldades para conseguir emprego e, consequentemente, ter recursos financeiros para comprar comida. Sem contar que ataques militares acabam impactando a infraestrutura agrícola e os sistemas de distribuição de alimentos.

Mas essa não é a primeira vez que a fome é utilizada como arma de guerra para alcançar objetivos políticos e militares. 

Um dos exemplos ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando forças nazistas cercaram Leningrado (atual São Petersburgo), na Rússia, por 900 dias para fazer a cidade se render por meio da fome. Estima-se que um milhão de civis tenham morrido por inanição. Na guerra civil da Etiópia, durante a década de 1980, essa também foi a estratégia: a destruição de recursos alimentares agravou a situação que já era crítica em termos de segurança alimentar, causando a morte de centenas de milhares de pessoas.

Porém, um dos casos mais famosos foi o Holodomor, que significa “morte pela fome” em ucraniano.

Continua após a publicidade

+ O que são crimes de guerra, afinal?

O que foi o Holodomor?

Vítima do Holodomor em uma rua de Carcóvia
Vítima do Holodomor numa rua de Carcóvia (Alexander Wienerberger/Wikimedia Commons)

Entre 1932 e 1933, a Ucrânia já lutava por sua independência da União Soviética, liderada por Josef Stalin na época, mas isso não agradava os soviéticos que queriam manter o controle sobre a região. E uma das estratégias utilizadas foi justamente restringir a circulação de produtos e alimentos.  

Como isso foi possível? Uma das medidas do governo soviético, logo que Stalin assumiu o poder em 1920, foi interferir na produção agrícola tanto da Rússia quantos dos outros países vinculados à URSS, incluindo a Ucrânia. Stalin desenvolveu uma forma de controlar a produção de grãos e outros alimentos dos camponeses, exigindo deles grande parte do que era produzido. Assim, novamente, o corte não ocorreu de forma direta.

Além disso, terras foram confiscadas e realizaram restrições em relação à movimentação de pessoas, o que impediu que os ucranianos buscassem comida em outras regiões. 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Mas há poucos dados ou documentos oficiais sobre o ocorrido. O período stalinista ficou conhecido por destruir arquivos, o que dificulta afirmar com exatidão o números de mortos por desnutrição. Mas a estimativa é que, com o corte do fluxo de pães e grãos, cerca de 2,4 milhões de pessoas tenham morrido, o que tornou esse um dos maiores genocídios da história. 

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Publicidade
Holodomor: a outra vez em que a fome foi usada como arma de guerra
Atualidades
Holodomor: a outra vez em que a fome foi usada como arma de guerra
O conflito na Palestina tem afetado a segurança alimentar da população, mas não é a primeira vez que isso ocorre na História

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.