A regra é clara. Na língua portuguesa, a letra X sempre segue a sílaba inicial “en”. Isso explica palavras como enxame, enxerto, enxergar – mas, como nem tudo é fácil nessa vida, não explica encher, que é escrito com CH.
Sim, a grafia de “encher” é uma exceção na língua portuguesa, e eis aí o motivo por que tantas pessoas têm dúvidas na hora de escrever essa palavra. A razão para essa quebra de padrão está no significado do termo: “tornar-se cheio” – ou seja, “encher” é relativo a “cheio” e por isso ambos são escritos com CH. O mesmo vale para todas as palavras que derivam de “encher”: enchimento, encheção etc
Ou seja, se você tem vontade de escrever encher com X, saiba que você estaria apenas seguindo a regra do português – se essa palavra não fosse aquele pontinho fora da curva.
Usos do termo
Você está enchendo o meu saco.
Hoje eu vou comer até encher a pança.
O enchimento da cadeira está velho.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.