Se você trabalha em uma empresa, já deve ter ouvido dezenas de vezes a palavra “feedback”: “Preciso de um feedback sobre o projeto para amanhã” ou “Queria te dar um feedback sobre o seu trabalho” são alguns exemplos de uso.
Mas o que nem todo mundo sabe é que você pode substituir essa expressão gringa pelos bons e velhos “retorno”, “resposta” ou “atualização”. Sim, “feedback” significa repassar para alguém o status atual do seu trabalho ou retornar com alguma informação que foi requisitada. A palavra é formada por feed, que significa “alimentar” e back, que significa “de volta, para trás”. Ou seja, seria alimentar alguém de volta.
O mundo corporativo tem essa mania de incorporar anglicismos – o hábito de inserir palavras da língua inglesa no meio de outro idioma – no dia a dia. De fato, uma pesquisa feita pelo Duolingo em parceria com o Linkedin mostrou que 34% dos millennials brasileiras (pessoas nascidas entre 1980 e 1995, aproximadamente) usam expressões em inglês o tempo todo no seu cotidiano. E mais: 28% dos profissionais por aqui disseram já terem sofrido mal-entendidos ou até cometido erros no trabalho por causa desses jargões. “Feedback” é, de longe, a palavra mais usada dessa lista. No geral, usa-se termos que possuem equivalentes na língua portuguesa.
Dá próxima vez, se você tiver dúvidas em usar como usar “feedback”, você pode sempre optar pelo brasileiríssimo “retorno”, sem nenhuma falha de comunicação. “Já vou te dar um retorno sobre a apresentação de ontem, chefe” é uma resposta 100% aceitável.
Exemplos de uso:
Oi, vou te mandar o feedback que o cliente me passou.
Você me dá um feedback sobre o projeto com os americanos?
O feedback que eu recebi da minha chefe não foi legal…
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.