Na manhã desta sexta-feira, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE), derrubou a liminar que havia suspendido o Exame Nacional do Ensino Médio na segunda-feira, após falhas ocorridas no fim de semana, durante a aplicação da prova para 3,3 milhões de pessoas.
– Infográfico: veja os problemas e erros de 2010 e entenda o caso– ONU defende a TRI, método usado na avaliação do Enem
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os gabaritos devem ser divulgados ainda hoje. Basta o MEC ser informado oficialmente da decisão.
Na última segunda-feira (8/11) a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará determinou a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A decisão atendeu a um pedido do MPF (Ministério Público Federal) e vale em todo o país.
A Justiça acatou o argumento de que o erro de impressão das provas prejudicou os candidatos. “As falhas de impressão e montagem das questões e os problemas de segurança (como o ingresso de pessoas com celular) geraram efeitos negativos ao Exame”, disse a juíza.
Segundo a AGU, não seria razoável que os cerca de 3,3 milhões de estudantes que realizaram o Enem fossem submetidos a novo exame, quando menos de 2 mil candidatos foram objetivamente prejudicados em razão de erro na impressão de alguns cadernos da prova amarela. As falhas geraram uma chuva de reclamações por parte dos estudantes na internet.
VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem