5 quebra-cabeças que ensinam sobre arte, história e ciência
Montar quebra-cabeças estimula o cérebro e melhora a memória! Confira algumas opções
Dá para manter o cérebro ativo e relaxar ao mesmo tempo? Se você estiver montando um quebra-cabeça, a resposta é sim. Essa atividade deixou de ser apenas brincadeira de criança e algumas opções têm como cenário obras de arte, monumentos históricos e até cartões postais.
Que tal descobrir um pouco mais sobre a arquitetura barroca ou história da arte enquanto exercita o raciocínio lógico, desenvolve a resolução de problemas e fortalece a memória?
Abaixo, confira 5 quebra-cabeças para exercitar o cérebro e aprender.
+ Saiba como ter uma memória infalível e melhorar seu raciocínio
Fontana Di Trevi
Fontana Di Trevi
Que tal aprender um pouco sobre arquitetura barroca enquanto monta esse quebra-cabeça de 1000 peças? A Fontana Di Trevi é uma fonte em Roma, na Itália, que foi inaugurada em 1762, no final do período barroco, que aconteceu entre 1601 e 1768. Simbolizando a sorte, turistas do mundo inteiro viajam até lá para jogar moedas em suas águas.
+ Conheça os dois únicos países africanos não colonizados por europeus
Nascimento de Vênus
Nascimento de Vênus
Esse quebra-cabeça de 1000 peças é uma viagem pela história da arte até o renascimento, período de transição da Idade Média para a Idade Moderna. O quadro “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli, é um dos símbolos do movimento artístico europeu que aconteceu entre os séculos XIV e XVI.
+ “O Nascimento de Vênus”: análise da obra de Sandro Botticelli
Fujiyoshida
Fujiyoshida
Esse quebra-cabeça de 500 peças é perfeito para conhecer Fujiyoshida, uma das três cidades japonesas que cercam o Monte Fuji. Ela é a montanha mais alta do Japão, com 3.776 metros de altura. O monte se tornou importante na história do país devido às suas constantes erupções no passado. Ainda é um vulcão ativo, mas de baixo risco.
+ 6 vezes em que o cinema abordou a bomba atômica antes de Oppenheimer
Mapa-mundi
Mapa-mundi 1565
A escolha de um quebra-cabeça de 2000 peças do mapa-mundi de 1565 não é aleatória: foi o ano de fundação da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, por Estácio de Sá. Que tal comparar com o novo mapa-mundi do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), lançado em 2024?
+ O IBGE errou no mapa-múndi? Entenda o que determina o centro do mundo
Viagem Cósmica
Viagem Cósmica
Por fim, entre em um foguete e explore o espaço com esse quebra-cabeça de 1000 peças. Monte e tente identificar os planetas que aparecem no quadro!
+ Estrelas também morrem: entenda o que é uma supernova
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.