Dia do Cinema Brasileiro: 5 filmes que quase nos trouxeram o Oscar
Em homenagem à data, que tal maratonar essas obras que abordam de críticas sociais a reflexões sobre o nosso país?
Nesta terça-feira (19), é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida porque esse teria sido o dia em que foram registradas as primeiras imagens em movimento no território brasileiro. Em 19 de junho de 1898, Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do país, gravou a entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo do navio francês Brésil.
Em homenagem à data e à história do cinema nacional, o GUIA DO ESTUDANTE reuniu algumas produções brasileiras que quase nos renderam um Oscar. Confira abaixo!
+ 7 filmes brasileiros baseados em livros
O Quatrilho (1995)
Categoria: Melhor Filme Internacional
Baseado no livro de mesmo nome de José Clemente Pozenato, a história se passa em 1910, no Rio Grande do Sul.
Dois casais de imigrantes italianos dividem a mesma casa em uma comunidade rural da Serra Gaúcha. O problema começa quando a esposa de um se apaixona pelo marido da outra, e é correspondida. Depois de um tempo, os dois amantes decidem fugir e deixar seus então parceiros para trás.
Central do Brasil (1998)
Categoria: Melhor Filme Internacional, e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro
O filme que quase rendeu à Fernanda Montenegro o Oscar de Melhor Atriz começa no centro da cidade do Rio de Janeiro.
Dora, uma ex-professora, trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, mas não são todas que ela posta. É lá que ela conhece Josué, um menino que teve a mãe atropelada, e decide ajudá-lo a encontrar o pai que ele nunca conheceu, no interior do Nordeste.
+ 15 filmes para ver antes do Enem
Cidade de Deus (2002)
Categoria: Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem
Apesar do número de indicações, não foi dessa vez que o Brasil voltou com uma estatueta para casa.
O filme conta a história de Buscapé e Dadinho, dois jovens que vivem na Cidade de Deus, uma das favelas com o maior índice de violência do Rio de Janeiro. Enquanto um deles começa a explorar seu dom na fotografia para sair daquela realidade, o outro se envolve cada vez mais no mundo do crime e acaba se tornando o chefe do tráfico da região.
O Que É Isso, Companheiro? (1997)
Categoria: Melhor Filme Internacional
Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, o filme acontece em torno do jornalista Fernando e seu amigo César em plena ditadura militar brasileira, no final da década de 1960.
Após a publicação do AI-5, ambos se alistam em um grupo de guerrilheiros de esquerda, mas, em uma das investidas, César é ferido e capturado pelos militares. A partir de então Fernando planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos que está no Brasil, para negociar a liberdade do seu amigo, assim como de outros companheiros presos.
Democracia em Vertigem (2019)
Categoria: Melhor Documentário
Essa foi a primeira vez que o Brasil concorreu à categoria de Melhor Documentário. A obra explora o processo de impeachment de Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, e toda polarização política da população que ficou ainda mais aflorada neste período.
O documentário também aborda questões como a história política brasileira recente como um todo, corrupção, desigualdade social e os desafios enfrentados pela democracia no país.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.