Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

O que acontecia no Brasil e no mundo em 1964, ano do golpe militar?

Enquanto por aqui os tanques tomavam as ruas, vivia-se a ascensão do rock and roll, a chegada da minissaia e a Guerra no Vietnã

Por Paulo Zocchi
31 mar 2024, 15h00
o que estava acontecendo no mundo em 1964: minissaia estava na moda, martin luther king ganhou nobel da paz e roberto carlos lançava novo LP
 (Twitter/wikimedia commons/reprodução/Reprodução)
Continua após publicidade

O Brasil e o mundo eram tomados por uma revolução de costumes, em 1964, quando o alto comando militar, em 31 de março, desfechou o golpe que depôs o presidente João Goulart e implantou a Ditadura Militar no país, que durou 21 anos.

Veja alguns dos fatos que marcaram aquele ano.

1964 no Brasil

Um dos pretextos para o golpe militar foi o combate à escala dos preços. Em 1964, a inflação nacional bateu nos 92,1%, medida pelo Índice Geral de Preços. A moeda então era o cruzeiro. Como sabemos hoje, demorou 30 anos para a inflação ser contida.

O rock in roll ganhava a juventude no Brasil com o jovem Roberto Carlos, que no ano seguinte lideraria a Jovem Guarda. Algumas de suas gírias, que marcaram época, eram “barra limpa”, “broto”, “carango”, “coroa”, “legal”, “maninha”, “pão” (para um rapaz bonito), “papo firme” e “prá frente”. Tendência mundial, estavam na moda a minissaia, a calça boca de sino, as japonas, as perucas e a gola rolê.

Continua após a publicidade
Capa do LP
Capa do LP “É Proibido Fumar”, de Roberto Carlos, de 1964 (Reprodução/Editora Abril)

A Enciclopédia Britânica, obra mundial de referência, lançou aqui a Barsa, com 12 volumes produzidos inteiramente no Brasil, tendo como redator-chefe o escritor Antonio Callado. A obra, vendida de porta em porta, era o Google daquela época.

As artes viviam um período fértil no Brasil. O cineasta Glauber Rocha mostrava a fome, a opressão, a injustiça e a religiosidade em seu Deus e o Diabo na Terra do Sol, clássico do Cinema Novo brasileiro. A escritora Clarice Lispector publicava uma de suas grandes obras, A Paixão Segundo G.H.

Continua após a publicidade

O jornalista e escritor Millôr Fernandes, junto com Claudius, Fortuna, Jaguar, Ziraldo, Stanislaw Ponte Preta e outros, lançou a revista Pif Paf, considerada um marco da imprensa alternativa, com muito humor e ironia. Diante da hostilidade exercida pela ditatura nascente, a revista teve vida curta, com apenas oito números. Sua experiência, porém, deu frutos nos anos seguintes.

Ilustração de Millôr Fernandes para a revista Pif Paf, de 1964
Ilustração de Millôr Fernandes para a revista Pif Paf, de 1964 (Reprodução/Editora Abril)

1964 começou vibrante com o desembarque de Brigitte Bardot, musa do cinema francês, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em sua primeira visita ao Brasil. Sua presença causou sensação em Búzios (RJ). O final do ano teve uma marca bem diferente. Em dezembro, estreia o show-manifesto Opinião, no Rio de Janeiro, com Nara Leão, Zé Ketti e João do Vale, dirigido por Augusto Boal e produzido pelo Centro Popular de Cultura (CPC), da União Nacional dos Estudantes (UNE). Era uma arte de resistência que marcaria o restante da década.

Continua após a publicidade

+ Golpe de 1964 faz 60 anos. Veja o que foi a ditadura militar em 9 atos

1964 no mundo

Em sua primeira visita aos Estados Unidos, a banda britânica The Beatles participa de entrevista no programa Ed Sullivan, em 3 de fevereiro de 1964, acompanhada ao vivo por 73 milhões de espectadores. Os rapazes de Liverpool decolavam para se tornarem o maior fenômeno do pop contemporâneo.

Os Beatles desembarcam no aeroporto JFK, em Nova York, em fevereiro de 1964
Os Beatles desembarcam no aeroporto JFK, em Nova York, em fevereiro de 1964 (UPI/Wikimedia Commons)

O artista plástico norte-americano Andy Warhol criou, naquele ano, Sixteen Jackies, a partir de 16 fotografias de Jacqueline Kennedy tiradas em novembro de 1963, antes do assassinato e durante o enterro de John Kennedy. Sua obra finca raízes no dadaísmo e critica o consumismo e a linguagem dos meios de comunicação de massa, com grande impacto.

Como resultado de anos de mobilização, o presidente norte-americano Lyndon Johnson assina, em 2 de julho de 1964, o Ato dos Direitos Civis, que proíbe no país a discriminação racial em locais públicos, em contratações de emprego e nos programas de governo. No mesmo ano, Martin Luther King, líder do movimento negro, recebe o Prêmio Nobel da Paz.

+ ‘Rustin’: ativista apagado da história lutou ao lado de Martin Luther King

Continua após a publicidade
Martin Luther King Jr. discursa na Flórida, em junho de 1964
Martin Luther King Jr. discursa na Flórida, em junho de 1964 (Florida Memory/Wikimedia Commons)

No boxe, o norte-americano Cassius Clay torna-se o campeão dos pesos pesados, derrotando Sonny Liston. Seu carisma o transforma num ídolo internacional. No mesmo ano, o lutador converte-se ao islamismo e passa a chamar-se Muhammad Ali.

O filósofo francês Jean-Paul Sartre ganha o Prêmio Nobel de Literatura de 1964, mas o recusa. Sua justificativa: “Aceitando-o, teria me deixado recuperar para o sistema”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Em agosto de 1964, os Estados Unidos começam a bombardear posições do Vietnã do Norte, dando início ao envolvimento direto do país na Guerra do Vietnã. O conflito se estenderia por mais 11 anos, mataria pelo menos 58 mil norte-americanos e 2 milhões de vietnamitas, e acabaria em derrota militar para os Estados Unidos.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
O que acontecia no Brasil e no mundo em 1964, ano do golpe militar?
Estudo
O que acontecia no Brasil e no mundo em 1964, ano do golpe militar?
Enquanto por aqui os tanques tomavam as ruas, vivia-se a ascensão do rock and roll, a chegada da minissaia e a Guerra no Vietnã

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.