Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Lula diz que Novo Ensino Médio “não vai ser do jeito que está”

Em entrevista, presidente afirmou que a reforma deve passar por revisões, mas não confirmou uma revogação

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 21 mar 2023, 13h08 - Publicado em 21 mar 2023, 12h04

O presidente Luis Inácio Lula da Silva comentou, nesta terça-feira (21), sobre a possível revisão do Novo Ensino Médio. Em entrevista transmitida ao vivo pelo Brasil 247, Lula disse que a reforma “não vai ser do jeito que está” e que conversou com o ministro da Educação, Camilo Santana, sobre caminhos para adequação. Grupos de pesquisas, entidades educacionais e estudantis pedem a revogação do Novo Ensino Médio.

“Ele [Camilo Santana] vai conversar com outros sindicatos para que a gente possa estabelecer, tanto com os educadores quanto com alunos, uma nova discussão sobre o Ensino Médio […] eu tenho certeza que vai fazer aquilo que for melhor para os estudantes”, afirmou Lula.

O presidente também comentou sobre o assunto nas redes sociais.

No dia 9 de março, o MEC (Ministério da Educação) abriu uma consulta pública para discutir a implementação da reforma. Segundo portaria publicada, a consulta terá duração de 90 dias e estão previstas audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com a comunidade escolar de todo o país.

Continua após a publicidade

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio passou a ser oficialmente implementado no país no início de 2022. A ideia é que a implementação seja gradual, começando pelo primeiro ano do Ensino Médio até ser finalizada em 2024, abrangendo os três anos desta etapa de ensino.

A reforma prevê mudanças no currículo escolar, que passa a ser dividido entre uma formação geral prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os itinerários formativos, que tomarão 40% da carga horária de todo o Ensino Médio. Caberá aos estudantes escolherem o itinerário no qual querem se aprofundar dentre cinco opções (Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ensino Técnico).

Críticos da reforma apontam, no entanto, que escolas mais vulneráveis tendem a oferecer menos opções de itinerários aos estudantes. Outra fragilidade da reforma é a oferta de novas disciplinas pouco estruturadas. “Brigadeiro caseiro” e “RPG” aparecem entre as matérias ofertadas na rede estadual de São Paulo, que já reúne ao menos 1526 disciplinas, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Professores queixam-se de não terem formação adequada para lecionar fora de suas áreas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Publicidade
Lula diz que Novo Ensino Médio “não vai ser do jeito que está”
Notícia
Lula diz que Novo Ensino Médio “não vai ser do jeito que está”
Em entrevista, presidente afirmou que a reforma deve passar por revisões, mas não confirmou uma revogação

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.