A crise econômica pela qual passa o país ainda não deu indícios de arrefecimento: segundo estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a taxa chegou a 11,2% no fim de junho, atingindo 11,4 milhões de pessoas. O número é o maior da série de altas iniciada em 2012.
Mas, segundo Carlos Cruz, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), novas possibilidades podem se abrir com a crise. “Os brasileiros estão usando a criatividade para dar a volta por cima. A principal alternativa é o empreendedorismo, que está em plena expansão”, diz. De fato: segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, patrocinada pelo Sebrae em 2015, quatro em cada dez brasileiros já possuem um negócio ou estão montando a própria empresa.
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O ambiente favorável ao negócio próprio aumentou com a legalização dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Segundo o mesmo estudo, 56% dos novos empreendedores souberam identificar uma oportunidade de inserção no mercado. Além disso, a pesquisa aponta que o sonho de 34% dos brasileiros é justamente ter o seu próprio negócio.
Para Carlos Cruz, em qualquer empreendedor potencial é necessário ter conhecimento básico em vendas. “Saber negociar com clientes, fornecedores e parceiros é algo fundamental. Entender indicadores de resultados, processo de vendas e fatores motivacionais ajuda a traçar as estratégias necessárias”, explica.
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Além disso, outra necessidade é buscar uma boa área para investir. “Pesquise o mercado, avalie se está saturado, veja como se comportam os possíveis consumidores, faça uma análise da concorrência e se pergunte: o que você pode fazer de diferente para se destacar?”, recomenda. Uma vez identificada a área, deve-se investir no mais básico: a parte teórica. “Invista em quantos cursos e treinamentos for possível, porque o conhecimento teórico é o que vai te ajudar a ter um negócio de sucesso na prática, sem risco de naufragar.”