Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

MEC divulga lista dos 207 cursos que terão vestibular suspenso

Seis universidades federais foram incluídas

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 19 dez 2012, 15h25

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19) a lista de cursos superiores que não alcançaram resultados satisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2008 e de 2011 e que, por isso, terão seus vestibulares suspensos em 2013.

Estão listados cursos de instituições particulares e federais do país inteiro, nas áreas de engenharia, exatas, tecnologia e licenciatura, totalizando 38.794 vagas suspensas. Todos tiveram notas 1 ou 2 (em uma escala até 5) e foram reprovados duas vezes consecutivas no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), divulgado anualmente pelo MEC. Tal avaliação leva em conta os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e dos professores – como quantidade mínima de um docente em tempo integral.

Os cursos estão divididos em dois grupos: os que melhoraram a nota entre 2008 e 2011, e por isso são considerados de tendência positiva, e os que pioraram, classificados como de tendência negativa. Os de tendência positiva poderão tentar reverter a suspensão do vestibular ainda em 2013, se seguirem as regras definidas pelo MEC para se reabilitar – eles terão 60 dias para corrigir problemas no corpo docente e 180 para problemas estruturais. Já os de tendência negativa não poderão abrir processos seletivos no ano que vem.

>>>Clique aqui para ver a lista dos cursos.

Seis federais estão na lista

Na lista, há seis universidades federais impedidas de realizar vestibular: Universidade Federal do Pará (engenharia mecânica, pedagogia, e letras), Universidade Federal Fluminense (ciências sociais e arquitetura e urbanismo), Universidade Federal de Pernambuco (engenharia cartográfica), Universidade Federal de Uberlândia (ciências sociais), Universidade Federal de Viçosa (geografia) e Universidade Federal de Roraima (matemática).

Porém, todas elas apresentaram melhora de um ano para outro – saltaram do índice 1 para o 2, por exemplo. com essa tendência positiva, elas poderão tentar reverter a proibição.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM:

– MEC avalia 27% das instituições de ensino superior com nota insuficiente em índice de qualidade

– Veja as melhores e as piores instituições de ensino superior do país, segundo avaliação do MEC

MEC divulga lista dos 207 cursos que terão vestibular suspenso

Todos os cursos deverão assumir um protocolo de compromissos com o Ministério da Educação, criar uma comissão para acompanhar esse protocolo e definir prazos e metas para melhorar a qualidade do ensino. O Inep fará avaliações ao fim do prazo, e as instituições que não cumprirem o compromisso estabelecido poderão ter a autorização de funcionamento cassada. Além dessa medida, essas universidades com notas baixas deixam de participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), já que é exigido conceito acima de três. Ao todo, 238.323 alunos estão matriculados em instituições com baixo rendimento em todo país.

Nestes três anos, foram avaliados cursos de arquitetura e urbanismo, química, pedagogia, educação física, artes visuais, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, e música.

Continua após a publicidade

Punição não é retroativa

A penalidade não atinge o aluno que já fez a matrícula. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a medida passa a valer a partir de hoje e não pode retroagir para o estudante que já tem a matrícula efetivada. “O MEC tem todo o interesse em aumentar o número de vagas e de matrículas no ensino superior, porque a demanda é grande. Essas medidas vão na direção de continuar estimulando o crescimento. Mas seremos cada vez mais rigorosos com a qualidade", disse ele nesta quinta-feira (18) em uma entrevista coletiva.

 *Com informações da Agência Brasil e do MEC.

LEIA MAIS:

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Publicidade
MEC divulga lista dos 207 cursos que terão vestibular suspenso
Universidades
MEC divulga lista dos 207 cursos que terão vestibular suspenso
Seis universidades federais foram incluídas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.