Não é à toa que o significado da palavra “Filosofia” é “amor pelo conhecimento”. O pensamento filosófico surgiu milênios atrás com os gregos e foi uma das bases da sociedade que conhecemos hoje. Você também é maravilhado pela Filosofia, gostaria de mergulhar nesse universo, mas não sabe muito bem como? A gente te ajuda!
Separamos uma lista de livros que te ajudam a dar o primeiro passo. De filósofos clássicos a contemporâneos, as obras analisam e refletem sobre as condições humanas de existência como ser, no trabalho e no dia-adia.
Confira abaixo!
+ Conheça a HQ que ensina filosofia de um jeito leve e divertido
“A Coragem de Não Agradar”, Ichiro Kishimi e Fumitake Koga
A coragem de não agradar
Escrito em forma de diálogo contínuo entre um filósofo e um jovem que busca conhecimento, o livro reflete sobre a condição humana de existência a partir das expectativas colocadas sobre si mesmo e pelos outros. Leitura fácil, leve e objetiva, perfeito para ler mais de uma vez de forma crítica para ir fundo no tema.
“A Condição Humana”, Hannah Arendt
A Condição Humana
Hannah Arendt analisa de forma clara o que caracteriza o ser humano como humano e seu papel político na sociedade por meio do trabalho. A autora passa por pensadores como Locke, Adam Smith e Karl Marx, fazendo refletir sobre a vida que é vivida em sociedade. Livro muito atual e excelente para entender porque os seres humanos tomam algumas decisões.
+ 6 livros filosóficos para pensar sobre o mundo
“Aprendendo a Viver”, Sêneca
Aprendendo a Viver
O livro compila 29 cartas que Sêneca, filósofo, escritor e político italiano enviou a Lucílio, o então governador romano da Sicília. Fortemente baseada no estoicismo e epicurismo, a filosofia de Sêneca segue atual. O autor reflete sobre a relação humana consigo mesmo e desapego material. Uma excelente introdução à Filosofia em um livro curto.
“Vita Contemplativa ou sobre a inatividade”, Byung-Chul Han
Vita contemplativa ou sobre a inatividade
Byung-Chul Han reflete sobre o valor de parar, em uma sociedade incansável, sem se culpar por não estar “sendo produtivo”. Com este livro, o leitor mergulha em uma análise filosófica da sociedade atual e é convidado a pensar sob outra perspectiva enquanto investiga os benefícios do ócio. Também é proposto um novo modo de vida que possa impedir a própria exploração e destruição da natureza.
+ ‘Pobres Criaturas’ e a filosofia em Frankenstein
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso ENEM GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.