As férias acabaram e agora é hora de readaptar a rotina. Faltam apenas três meses para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que chega em novembro ao lado de outros grandes vestibulares como Fuvest, da Universidade de São Paulo (USP), Unicamp e Unesp. Meu Deus! Como pegar no tranco depois de todo esse período de descansos?
Primeiramente: fique calmo, tem jeito para tudo! Com organização e foco, é possível se preparar para a maratona de provas do segundo semestre e obter ótimos desempenhos. Diego Almeida Monsalvo, professor de Filosofia e coordenador do Colégio Progresso Bilíngue de Santos, e Carolina Brant, gerente de design pedagógico da Geekie, separaram algumas dicas para os leitores do GUIA DO ESTUDANTE voltarem a estudar de maneira eficaz depois das férias. Confira!
+ Como estudar 2 horas por dia nas férias pode salvar sua vaga
Crie uma rotina de estudos
Observe a sua rotina diária e a partir dela, crie uma rotina de estudos. Você não precisa passar doze horas estudando se não tem esse tempo, o segredo é otimizar o tempo que você tem. E lembre-se de fazer pequenos intervalos durante o tempo de estudo. Uma rotina eficaz cria hábitos capazes de ajudar o cérebro a empregar sua energia no lugar certo: o aprendizado.
“Defina os horários para estudar, quais as disciplinas que precisarão de mais tempo e listas de atividades e simulados para fixação do conteúdo. Dessa forma, você sabe exatamente o que e quando estudar, evitando a procrastinação, ansiedade e o estresse, especialmente em vésperas de provas”, aponta Carolina.
+ Jovem aprovada em universidades públicas estudava apenas 3 horas por dia
Encontre o método de estudos que funciona para você
Aqui no GUIA DO ESTUDANTE, você encontra conteúdos sobre diferentes métodos de estudo. Seja para quem quer (quase) gabaritar humanas no Enem ou a técnica que acelerou o ensino de soldados universitários na 2ª Guerra, o importante é testar e ver com qual o estudante se adapta melhor.
Conheça alguns métodos para testar:
+ Estudo passivo ou estudo ativo: entenda quando usar cada método
Estabeleça um horário para dormir e acordar
O cérebro se concentra mais e absorve conteúdo com mais eficácia quando tem momentos de descanso, logo, regular o sono com o retorno às aulas é fundamental para que as horas de estudo sejam mais produtivas. Além disso, dormir todo dia no mesmo horário ajuda a manter o equilíbrio do ciclo circadiano, que é a variação nas funções biológicas que se repetem regularmente em aproximadamente 24 horas.
O resultado disso é um boost na memorização, concentração e criatividade, além da regulação emocional no dia seguinte. Então, à noite, nada de tomar café demais, diminua a quantidade de luzes (e telas!) ligadas, faça uma alimentação leve, tome um banho quente e se prepare para ir bem nos estudos no dia seguinte.
+ Cochilo à tarde melhora rendimento dos estudos, dizem especialistas
Leia e escreva no papel
Ler no papel melhora retenção de informação e a compreensão do texto, além de ser menos cansativo para os olhos e não ter as distrações das redes sociais. Além das leituras obrigatórias, leia livros diferentes para aumentar seu repertório não apenas cultural, mas de palavras.
Já sobre a escrita, anotar aulas e elaborar resumos a mão fazem fixar melhor o conteúdo, além disso, manter um diário (ou caderno de anotações) que não tem nada a ver com os estudos ajuda a organizar a mente e proporcionar uma reflexão que vai te ajudar a solucionar algum problema. Ler em voz alta, para aprimorar a compreensão e clareza, também é uma boa dica!
+ Descubra como criar o hábito da leitura e não desistir dos seus livros
Use a tecnologia a seu favor
Hoje, existem aplicativos que limitam o uso do celular enquanto eles estiverem abertos e pode ser uma alternativa para quem se distrai fácil com o aparelho. Outra opção, é criar uma segunda conta no YouTube apenas para assistir videoaulas, para treinar seu algoritmo e ter uma tela de início focada no aprendizado. Além disso, para tirar dúvidas, aprenda a fazer pesquisas eficientes no Google e no ChatGPT.
Sites e aplicativos de organização e planejamento podem ajudar a montar uma rotina de estudos e são excelentes disparadores de dopamina, que vai manter seu cérebro feliz por estar estudando. Também aproveite a internet para estar atento às notícias confiáveis já que acompanhar os assuntos de atualidades em sites noticiosos, jornais e revistas é um hábito importante para quem se prepara para o Enem e os vestibulares.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.