Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta BlackFriday: Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Estude melhor

Por Susane Ribeiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

O método de estudos para quem quer (quase) gabaritar humanas no Enem

O "Método da Maratona" tem apenas três passos e pode ser seu aliado para conseguir uma nota excelente em Ciências Humanas no próximo Enem

Por Susane Ribeiro
26 fev 2024, 18h32 •
estudante feliz vendo aula no computador
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Se você acha que só dá para tirar um notão em Matemática no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), esse método de estudos vai te provar que em Ciências Humanas também é possível. A verdade é que humanas pode ser sua melhor área, com as notas mais altas, porque engloba matérias que, com pouco tempo de estudo, você consegue quase gabaritar.

    O Método da Maratona foi criado especialmente para ser usado em Ciências Humanas – exceto Geografia física, que estuda vegetação, relevo e clima, onde é necessário fazer as questões práticas para se aprofundar.

    Pelo nome, você deve estar se perguntando se é isso mesmo que entendeu, e sim, esta metodologia consiste em maratonar o conteúdo como faria com aquela sua série favorita no streaming, mas de um jeito estratégico e organizado! Neste texto, te mostro como ir de 0 a 40 acertos em Ciências Humanas no Enem com o Método da Maratona em apenas três passos.

     

    + Estudo passivo ou estudo ativo: entenda quando usar cada método

    Passo 1: Trocar o streaming pela videoaula

    A ideia é assistir aulas em momentos em que você não estudaria. Enquanto estiver lavando a louça, por exemplo, ou então até no banho se tiver um local adequado para deixar o celular. Também dá para ver as aulas no trajeto de casa para escola e vice-versa. Um ponto importante é que precisam ser assuntos interessantes e divertidos, para parecer que não é estudo e você não se sentir sobrecarregado. 

    Nesse momento, nada de fazer listas ou interromper o conteúdo para pesquisar sobre o assunto! A ideia é pegar o tema geral da aula, apenas ouvindo o que está sendo apresentado. Na disciplina de História, por exemplo, você precisa absorver mais ou menos o que aconteceu em cada período, sem grandes detalhes como nomes ou datas. 

    Continua após a publicidade

    O Método da Maratona é como se fosse um quebra-cabeça, e neste momento você está montando as bordas dele. Esta parte da técnica é essencial para entender enunciados e alternativas quando começar a fazer provas, que é o próximo passo. 

    + 7 ótimas técnicas de estudo para qualquer prova

    Passo 2: Fazer provas antigas para descobrir seus pontos fracos

    Não existe maratona sem fazer um montão de provas, porque é aqui que o aprendizado vai acontecer de verdade. Mas nada de bagunça: é preciso organizar as provas por ano e por banca.

    Primeiro, selecione as bancas, ou seja, os vestibulares, que vai fazer. Pode ser das mais fáceis para as mais difíceis, como por exemplo:

    Continua após a publicidade

    Depois, é só seguir os anos cronologicamente – começando por 2012, depois 2013, 2014 e assim por diante.

    A ideia de fazer este pacote de provas é te ajudar a preencher as lacunas que ficaram da maratona de videoaulas. É super esperado que você não saiba tudo só assistindo o conteúdo e, o que vai te mostrar com certeza o que falta aprender, são as provas. Além disso, ao fazer muitas questões em vez de assistir muitas aulas, vai aprender a ler e resolver a questão de maneira rápida, o que é mega importante no Enem

    Nesta parte do método, além de fazer as provas por ano e por banca, você também pode intercalar entre os vestibulares mais difíceis e os mais fáceis para comparar seus resultados. Às vezes, pode quase gabaritar uma prova mais fácil, mas segue errando muito em uma prova mais difícil. 

    Sabe aquele quebra-cabeça que falamos antes? Agora ele está quase pronto! Vamos para a última etapa.

    + Dicas de estudo (não óbvias) para o Enem

    Continua após a publicidade

    Passo 3: Revisar e corrigir seus erros para ir mais longe

    Pois é, não adianta só fazer as provas. É preciso, a cada erro, voltar no assunto para aprender de verdade. Primeiro leia a resolução, mas caso não seja suficiente retome a aula sobre aquele tópico. Não tem problema rever o vídeo, ler um resumo na internet e até perguntar pro ChatGPT – com o cuidado de revisar a resposta. 

    Estudar de maneira profunda vai impedir que seja criada uma lacuna no seu aprendizado, e é justamente isso que vai te fazer gabaritar a prova do Enem ou outro vestibular. Preencher as lacunas faz com que você não esqueça o assunto estudado.

    Quando você segue o processo de estudo tradicional, onde assiste as aulas em ordem, é possível que lá na frente tenha muito mais matéria para revisar porque acumulou conteúdo que não domina.

    + O cientista que inventou uma técnica para aprender qualquer coisa

    Sugestão de cronograma de estudos

    Por fim, a ideia da maratona é que ela não seja muito longa. Você não vai passar dois meses assistindo aula. Serão três semanas ou um mês, no máximo, para cada matéria.

    Continua após a publicidade

    Tire três semanas para maratonar videoaulas de uma disciplina. Quando terminarem as três semanas, comece a realizar as provas por ano e por banca deste conteúdo, enquanto começa a maratonar a próxima matéria. Ao finalizar todas as provas da primeira disciplina, revise o conteúdo onde enxergou maior dificuldade de aprendizado. Por fim, revise o conteúdo da primeira matéria enquanto inicia as provas da segunda e assim por diante.

    arte canva calendário cronograma de estudos método da maratona para vestibulares
    Sugestão de cronograma de estudos utilizando o Método da Maratona (Guia do Estudante/Canva/Reprodução)

    Que tal colocar o Método da Maratona em prática e gabaritar seu próximo vestibular?

    Susane Ribeiro foi aprovada em engenharia aeronáutica no ITA, em medicina na USP e na Unicamp e criou o Método Sniper de Questões. Ela tem um canal no YouTube onde dá dicas para estudar melhor e manter a motivação.

    Publicidade
    O método de estudos para quem quer (quase) gabaritar humanas no Enem
    Estudo
    O método de estudos para quem quer (quase) gabaritar humanas no Enem
    O "Método da Maratona" tem apenas três passos e pode ser seu aliado para conseguir uma nota excelente em Ciências Humanas no próximo Enem

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    BLACK
    FRIDAY
    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês

    ou