Se você é criativo, detalhista, tem uma quedinha pelo mundo das artes e ainda gosta de unir tudo isso a tecnologia e inovação, provavelmente já pensou em estudar design. Mas saiba que não é tão simples assim. Não basta se candidatar ao curso de “design”. A profissão cobre as mais variadas áreas de atuação – cada uma com as suas especificidades e objetos de estudo.
Para ajudá-lo a escolher o curso certo para você, reunimos aqui todas as opções de design possíveis. Bons estudos!
1. Design de animação
Esse é o ramo para quem quer planejar e executar animações 2D ou 3D para imagens em movimento. Isso inclui elaborar roteiros, storyboards, bem como aprender técnicas de edição de vídeo e som, além de se familiarizar com os softwares específicos. Aberturas de seriado, desenhos animados, infográficos no noticiário, informações na publicidade: já reparou como todas as telas que você vê exibem animações o tempo todo? É nisso que você vai atuar. Formado, o profissional de design de animação pode trabalhar com cinema, peças publicitárias, videoclipes e projetos para a internet.
+ Conheça a carreira de animação
2. Design de interiores
Você amava jogar The Sims? Gosta de espiar a casa dos outros e pensar o que você faria de diferente? Então talvez você já tenha considerado ser um designer de interiores, o profissional que cuida da estética e funcionalidade dos ambientes. Isso significa distribuir elementos, como móveis, iluminação e decoração, de forma a manter seus usuários confortáveis e seguros. No curso, o aluno pode ter disciplinas como desenho, teoria ds cores, projeto em meios digitais e criação de mobiliário.
+ Procure essas e outras graduações na nossa Busca de Cursos!
3. Design de games
Se você tem o hábito de jogar games, já deve ter passado um tempo pensando em como esses jogos são desenvolvidos. É isso que um designer de games faz. Nessa formação, você vai dominar as etapas de um jogo digital, da roteirização até a divisão em níveis de dificuldade, passando pela construção de personagens e cenários. Além, é claro, das ferramentas para fazer tudo isso se tornar realidade: ilustração, animação 3D e programação para games são alguns dos conhecimentos adquiridos no curso. Isso vale para jogos de console, PC ou celular.
4. Design gráfico
O profissional do design gráfico, também conhecido como design visual, pode atuar com a criação de elementos visuais diversos, desde o projeto para diagramação de um livro até a elaboração de um outdoor. O curso tem tanto disciplinas teóricas, como história da arte e teoria da comunicação, quanto práticas, como fotografia e composição gráfica.
5. Design digital
Um designer digital é responsável pelo que você está vendo agora mesmo. Com esse curso, o estudante aprende a melhor forma de apresentar informações no ambiente digital, isto é, a interface em telas de internet. Para isso, além de noções estéticas para criar imagens, vídeos, textos, o estudante vai também aprender princípios básicos de programação.
6. Design de produtos
Também conhecida como desenho industrial, a área foca na elaboração ou aperfeiçoamento dos mais variados bens de consumo: dos mais tecnológicos, como o computador ou celular que você está usando, passando por grandes equipamentos como carro, até chegar à cadeira onde você está sentado. Para isso, o aluno não aprende apenas estética e desenho, mas também física, materiais e ergonomia, para garantir que o projeto funcione e seja confortável para o usuário.
+ Design de Produtos: conheça a profissão que está em tudo ao seu redor!
7. Design de moda
Antes de brilhar nas passarelas, o estudante de moda vai estudar desenho, modelagem, materiais, costura, criação de estampas, e muito mais. Depois de formado, além de criar para as semanas de moda ou marcas de vestuário, o designer de modas pode se dedicar a gerenciamento de confecções, produção para sessões fotográficas, personal stylist e mais.
8. Design de experiência
Você já ouviu falar em UX Design? Em português, é o design de experiência: a área que garante que o usuário de internet terá a melhor experiência durante o processo de compra de um serviço ou produto no ambiente digital. No curso, o aluno foca nos processos para chegar a um desenho de páginas e conteúdos que é centrado em quem utiliza a plataforma, como testes de produtos, ferramentas para métricas de resultados e noções de marketing digital.