Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Pesquisa Ibope mostra que 62% dos brasileiros são a favor das cotas

Grau de apoio varia conforme a região pesquisada

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h27 - Publicado em 18 fev 2013, 16h59
LIVERPOOL, ENGLAND - JULY 13: Students from John Moores' University celebrate and pose for family photographs as they take part in their degree congregations at Liverpool's Anglican Cathedral on July 13, 2011 in Liverpool, England. Thousands of students are taking part in graduations across Britain and will begin looking for employment. According to recent surveys there are currently 83 graduates chasing every job vacancy. (Photo by Christopher Furlong/Getty Images) (/)

Um levantamento nacional do Ibope, feito a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, apontou que quase dois em cada três brasileiros são a favor das cotas. A pesquisa levou em consideração as reservas em universidades públicas para negros, para pobres e para alunos da escola pública. O resultado mostra que 62% da população apoia a implementação dos três tipos de cotas para facilitar o acesso desses segmentos sociais às vagas do ensino superior.

– Como as cotas podem cair no vestibular

– USP, Unesp, Unicamp e Fatec terão programa de cotas a partir de 2014

– Dilma sanciona lei que cria cota de 50% das vagas nas federais para alunos de escola pública

Pesquisa Ibope mostra que 62% dos brasileiros são a favor das cotas

Do total de entrevistados, os outros 38% se dividem entre 5% que não souberam responder, 16% que são contra qualquer tipo de cotas e 21% que responderam ser a favor de duas das três opções de cotas (por exemplo, apoiam reservas para alunos de baixa renda e para alunos de escola pública, mas são contrários a cotas para negros).

Continua após a publicidade

Variações nos resultados

O Ibope observou que o grau de apoio apresentava mudanças de região para região, entre classes sociais, de acordo com a cor da pele do entrevistado e segundo o seu grau de escolaridade.

Os resultados mostraram também que as cotas que levam em conta a renda e/ou a origem escolar são mais apoiadas do que a reserva baseada apenas na cor autodeclarada do estudante. Do total de entrevistados 77% são a favor de reserva para alunos de escola pública e/ou pobres, contra 64% a favor das cotas para negros.

O perfil dos entrevistados que se colocaram contra as cotas tende a ser de maioria branca, pertencente às classes de consumo A e B, com pessoas que cursaram faculdade e com moradores de capitais e das Regiões Norte e Centro-Oeste.

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 17 e 21 de janeiro. No total, 2.002 pessoas foram entrevistas em todas as regiões do Brasil. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais.

Continua após a publicidade

Cotas no Sisu

Na primeira edição da seleção 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 44,35% dos estudantes inscritos optaram por vagas reservadas a cotas raciais e socioeconômicas – ou 864.830 pessoas de um total de 1.949.958 candidatos.

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), as notas de corte dos cotistas e não cotistas ficaram muito próximas. Em medicina, a nota foi de 761,67 para cotistas e 787,56 para a ampla concorrência. Em licenciatura, as notas foram de 606,45 para o sistema de cotas e 627,51 para a ampla concorrência.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Publicidade
Pesquisa Ibope mostra que 62% dos brasileiros são a favor das cotas
Universidades
Pesquisa Ibope mostra que 62% dos brasileiros são a favor das cotas
Grau de apoio varia conforme a região pesquisada

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.