Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Conheça 5 séries coreanas que vão além do romance

Dorama para você é só romance? Hora de repensar! Algumas narrativas trazem um pano de fundo até histórico

Por Ludimila Ferreira
29 dez 2024, 10h00
series coreanas
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Se você logo pensa que se trata de um romance quando se depara com uma série sul-coreana, saiba que as novelas da Coreia do Sul, também chamadas de doramas, possuem gêneros diversos e narrativas que podem agradar diversos públicos. De ficção histórica a seres sobrenaturais, é possível ser apresentado a alguns eventos que realmente aconteceram no país, críticas sociais e bastante mistério.

Abaixo, o GUIA DO ESTUDANTE listou 5 séries para você maratonar nas férias!

+ Sonha em fazer intercâmbio na Coreia do Sul? Veja 7 fatos da educação no país

1. Hwarang (2016)

Korean Broadcasting System
(Korean Broadcasting System/Reprodução)

No período dos Três Reinos na Coreia, quando a península era dividida entre os territórios de Goguryeo, Baekje e Silla, um grupo de jovens guerreiros praticantes de artes marciais precisam encontrar a amizade entre si, enquanto lidam com as decisões políticas e militares de seus superiores. 

A série gira em torno principalmente do futuro rei Sam Maek-jong (Park Hyung-sik), do novo guerreiro de origens dúbias, Moo Myung (Park Seo-joon), e os interesses daqueles que darão tudo para ocupar o trono. Uma narrativa leve e divertida, que apresenta na ficção um pouco da História das Coreias.

+ BTS no exército: o que explica a rigidez do serviço militar sul-coreano

Continua após a publicidade

2. As Três Irmãs (2022)

as tres irmas
(Netflix/Reprodução)

Três irmãs que cresceram sozinhas e na pobreza caem em uma conspiração com pessoas ricas e poderosas, quando cada uma delas se vê envolvida em algum nível com a morte de uma mulher de sapatos vermelhos. Sim, você está diante de uma narrativa intrigante do começo ao fim.

Oh In-ju (Kim Go-eun) era sua colega de trabalho e amiga. Oh In-kyeong (Nam Ji-hyun) é jornalista e está investigando o principal suspeito por trás do crime. Oh In-hye (Pak Ji-hoo) é a melhor amiga da filha do homem. Enquanto temem pela sua vida, cada uma busca fazer justiça de sua própria forma.

+ Kpop no Enem 2023? Entenda a história conflituosa das duas Coreias

3. Goblin – O solitário e grande deus (2016)

TvN
(TvN/Reprodução)
Continua após a publicidade

Kim Shin (Gong Yoo) é um ser imortal responsável por proteger as almas humanas e se vê preso especialmente a uma delas – de quem atrasou a morte pelo pedido de uma mãe acidentada. Agora, tanto o Goblin como a menina, agora crescida, Ji Eun-tak (Kim Go-eun), são constantemente perseguidos pelo Ceifador Wang Yeo (Lee Dong-wook), que precisa levar a alma dela embora.

A narrativa, na maior parte do tempo divertida, se desdobra em histórias secundárias nas quais somos apresentados tanto ao passado do Goblin, que está amaldiçoado, quanto ao do próprio Ceifador e sua inclinação por uma moça que cruza seu caminho todos os dias. Além da melhor amizade da série entre Kim Shim e Wang Yeo.

+ A ‘guerra de balões’ coreana pode virar conflito armado?

4. Amanhã (2022)

netflix
(netflix/Reprodução)

Um jovem se torna meio humano e meio espírito por acidente e entra para uma equipe de anjos da morte que precisam impedir suicídios. Caso contrário, ele não poderá voltar a sua vida humana. Cada episódio da série gira em torno de uma missão, enquanto histórias secundárias também acontecem.

Continua após a publicidade

Durante os episódios somos apresentados a diversos fatos históricos relacionados à história da Coreia, mesclados com ficção. Entre eles, por exemplo, está o período em que as mulheres coreanas foram levadas pelo exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial para se tornarem “Mulheres Conforto”, ou seja, escravas sexuais dos soldados japoneses.

+ Movimento 4B: entenda os “4 nãos” das mulheres na Coreia do Sul

5. Snowdrop (2021)

snowdrop
(Disney+/Reprodução)

Lim Soo-ho (Jung Hae-in), um estudante de pós-graduação, aparece em uma universidade feminina coberto de sangue. Eun Young-cho (Kim Ji-soo), uma estudante alegre e adorável, cuida de seus ferimentos e o ajuda a se esconder. Porém, além de esconder um rapaz na universidade, ela não sabe que também está escondendo um militar norte-coreano.

A série se passa em 1987, momento em que a Coreia do Sul protestava a favor da democracia no país e a narrativa gira principalmente em torno das decisões políticas de personagens secundários e mais poderosos que os protagonistas, enquanto Young-cho descobre que Soo-ho não era quem ele dizia ser.

Continua após a publicidade

+ Como o K-Pop transformou o poder econômico e cultural da Coreia do Sul

Compartilhe essa matéria via:

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Conheça 5 séries coreanas que vão além do romance
Repertório Cultural
Conheça 5 séries coreanas que vão além do romance
Dorama para você é só romance? Hora de repensar! Algumas narrativas trazem um pano de fundo até histórico

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

descricao tela de bloqueio anual

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup