Seja para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ou para a vida profissional, saber inglês ainda tem um peso gigante no currículo. Mesmo que você não esteja em um cursinho de idiomas, é importante treinar para não esquecer o conteúdo e avançar no aprendizado. Nesse momento, a Inteligência Artificial pode se tornar uma aliada, principalmente para quem não tem um parceiro de estudos para praticar.
É importante ressaltar que a IA não substitui um professor ou uma escola de idioma, é preciso critério na hora de utilizar a ferramenta. Por isso, o GUIA DO ESTUDANTE reuniu 4 dicas que aproveitam os prós da Inteligência Artificial, com responsabilidade.
Confira!
+ 5 séries para aprender diferentes ‘tipos’ de inglês
1. Converse com a IA
Assim como você bate-papo com um amigo pelas redes sociais, pode conversar com os chat bots, só que em inglês. Para isso, é só dar um comando e a IA irá conversar com você no idioma selecionado. Você pode apontar seu nível, como “básico”, por exemplo. Ela fará perguntas de forma natural e basta que você responda como se estivesse conversando com outra pessoa.
Exemplo de comando:
- Please speak with me in English using A2 level. (Por favor converse comigo em inglês usando o nível A2 [básico])
A conversa apresentará novos vocabulários e o desafiará a pensar em respostas complexas. O chat seguirá fazendo perguntas, até que você decida encerrar a conversa. Depois que finalizar, lembre-se de checar as palavras novas no dicionário, como o Collins Dictionary. Nesse momento, verifique se a ortografia que você utilizou está correta nas palavras que geraram dúvida na hora de escrever.
Nesta atividade você estará trabalhando a escrita e a leitura. Se quiser, ainda pode praticar a fala, lendo as perguntas e repostas em voz alta.
+ 3 técnicas que ajudam a aprender qualquer coisa — de inglês a matemática
2. Dê comandos de voz
Outra maneira de praticar o idioma utilizando a Inteligência Artificial é dando comandos de voz em inglês para assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon, ou aquela que vem no seu próprio celular. Basta configurar para que ela converse com você em inglês, e pronto. Aparelhos como a Alexa são ótimos para aprender frases do dia a dia, como perguntar sobre o clima, o tráfego e ativar lembretes, por exemplo.
Para alterar o idioma do dispositivo Echo, siga este passo a passo:
- Abra o aplicativo Alexa no celular ou tablet.
- Abra a aba “Mais” e selecione “Configurações”.
- Selecione “Configurações do dispositivo”.
- Selecione o dispositivo.
- Selecione o ícone de engrenagem no canto superior direito da tela.
- Em “Geral”, selecione “Idioma”.
- Selecione o idioma que você deseja usar no dispositivo.
Quem não tiver uma Echo Dot não precisa ficar de fora. Também é possível conversar por “áudio” com os chats de texto. Nesse caso, basta selecionar a função ditado no teclado do celular. Desta forma, você pode checar se o que está sendo dito é transcrito corretamente, permitindo correções ortográficas posteriores.
+ 5 dicas para aproveitar melhor as aulas de inglês
3. Peça ‘prompts’ para exercitar a criatividade (e aumentar o vocabulário)
Alguns programas de Inteligência Artificial, como o Gemini, do Google, podem não ser tão falantes como o ChatGPT, da OpenIA, mas irão sugerir ideias de textos criativos para que você possa escrever.
Nestas sugestões de escrita criativa, a IA vai passar um cenário, personagens e escrever o início da história. É só você continuar a narrativa para praticar não só o inglês, mas também a criatividade.
Este exercício permite a identificação de novas palavras e a exploração de vocabulário diferente, que foge do dia a dia. Você pode, inclusive, ser mais específico e pedir que a sugestão tenha um gênero determinado como fantasia, terror e até ficção-científica.
+ 4 dicas para melhorar sua escrita em inglês
4. Peça correções gramaticais
Durante ou depois da conversa, é possível pedir para a IA corrigir seus erros gramaticais, sejam eles ortográficos, de concordância, entre outros. Neste momento, é importante ficar atento aos possíveis deslizes da Inteligência Artificial, já que ela pode errar e não substitui um professor. Depois que ela passar a lista de erros cometidos por você, faça uma segunda checagem no dicionário, combinado?
No exemplo acima, ela corrigiu o uso incorreto de preposições (“in”, “on” e “at”), erros na aplicação de regras gramaticais, como a flexão de verbos para o passado (beaten), erros de ortografia na palavra “cockroaches”, que é “baratas” em português, e o desconhecimento da expressão “on the other hand”, que significa “por outro lado”, ou seja, ter um ponto de vista diferente do primeiro apresentado.
+ Como organizar os estudos de inglês para o Enem
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.